
Paulo Feldmann, professor da FEA-USP da área de Economia das Organizações e Cassio Spina, fundador da Anjos do Brasil e Lead Partner da Alya Ventures foram nossos convidados para falar sobre um tema que, depois da pandemia, com a expansão do trabalho remoto se tornou ainda mais relevante: qual a carga de trabalho ideal para balancear qualidade de vida e produtividade?
Como migrar de um modelo 6x1 no Brasil para outras alternativas?O tema está em discussão na Camara dos Deputados a partir da proposta da Dep Erica Hilton do PSOL-SP que propõe mudar a atual escala 6x1 para 4x3.
Durante o encontro mediado por Sandra Sinicco, Co Lead do Tech Brazil Advocates, foram apresentados modelos como os da Holanda, onde a carga de trabalho semanal é de 29 horas por semana, e outros como a Dinamarca, Alemanha e Suíça com uma média de 35 horas semanais. A abordagem teve por objetivo entender como os avanços tecnológicos podem ajudar a viabilizar uma proposta como essa, quais os desafios e como deveríamos nos preparar para isso, caso fosse aprovado.
Ao final do encontro algumas conclusões importantes apontaram para o fato de que é preciso investir muito mais em educação e aumentar a produtividade para poder avançar para um modelo que contemple uma melhoria da qualidade de vida. A educação deverá prever a preparação dos trabalhadores para novas tecnologias e programas constantes de atualização para poder migrar de funções e poder garantir o emprego e a produtividade.
Comments